Assassination Classroom (também conhecida como Ansatsu Kyoushitsu) é um mangá criado pelo mangaká Yūsei Matsui e publicada originalmente pela Shonen Jump e aqui no Brasil pela Panini. Acompanhamos a história de um polvo amarelo superpoderoso que decide dar aula para uma sala de alunos "fracassados" em uma escola famosa do Japão após explodir um teco da lua. Apesar de aparentar ter um enredo de um hentai de baixa qualidade, encontramos um diferencial que torna sua história única: todos os alunos devem assassinar seu professor antes de sua formatura.
Seu anime está atualmente em sua segunda temporada e o mangá está prestes a terminar com a publicação do capitulo 180 nesta semana (estou escrevendo esta postagem no dia 16/03). Você possivelmente já ouviu comentarem por ai sobre sua história ou pelo menos deve ter visto esse emoticon com tentáculos aparecendo por sua timeline do Facebook, mas o que fez com que essa história maconhada tenha tido tanto sucesso?
Após dizer para as autoridades que explodiu a lua, o polvo avisa que em um ano vai explodir o planeta Terra e faz um acordo com os governos mundiais, exigindo que o permitam dar aula para uma turma de alunos, onde vai ensiná-los as disciplinas curriculares comuns, e a assassiná-lo.
Após dizer para as autoridades que explodiu a lua, o polvo avisa que em um ano vai explodir o planeta Terra e faz um acordo com os governos mundiais, exigindo que o permitam dar aula para uma turma de alunos, onde vai ensiná-los as disciplinas curriculares comuns, e a assassiná-lo.
![]() |
| Enquanto desvia dos assassinatos, te ensina matemática: eficiência. |
Sem muito o que fazer, o governo decide atender ao pedido da criatura, além de colocar a cabeça dele à 10 bilhões de ienes para aquele que conseguir destruí-lo antes da data em que o mesmo prometeu destruir o planeta Terra.
Em relação aos alunos, como esperado, poucos que conseguem ser elaborados de uma forma mais complexa. A grande maioria acaba sendo formada pro alunas e alunos genéricos. Mas isso temos que relevar, já que estamos falando de uma sala com quase 30 alunos, não teria como conseguir trabalhar profundamente todos ali.
Essa situação inusitada é ótima para elaborar um crítica à educação, assunto esse que tratarei em uma postagem próxima de forma mais específica.
A criatura alcança a velocidade de Mach 20, uma velocidade próxima dos caças mais potentes atuais, o que cria um ótimo gancho para piadas e situações complexas envolvendo seus métodos de ensino. Pela sua velocidade e sua estrutura corporal diferenciada é possível ver como o personagem se sente de acordo com suas expressões características (apesar de praticamente sempre ter aquele sorriso macabro na cara) e por sua rápida troca de figurinos durante seus diálogos.
![]() |
| Rolam altos ninjutsus durante suas aulas |
Como ultimo ponto positivo que posso abordar aqui, temos a abertura da primeira temporada. Essa abertura é algo muito show de bola. Olha como eles estão felizes pulando com um bracinho pra cima. Sem mais.




0 comments:
Postar um comentário