O Marketing pode estragar um filme?

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Atenção: a opinião aqui descrita é de responsabilidade de seu autor, não apresentando a opinião de todos que fazem parte do Mochileiro das Quebrada (basicamente: se achar ruim, quebra eu).

Antes de qualquer coisa, quero deixar bem claro que utilizarei como exemplo filmes baseados em quadrinhos, justamente por ser um dos seguimentos que tenho um maior conhecimento sobre - o que não quer dizer que eu saiba muito.

Nos últimos tempos a internet vêm sendo bombardeada por marketing de diversos filmes, que em sua grande maioria acaba estragando a magia e a vontade de ir ao cinema. Diversos sites começaram a apresentar "orgasmos" desnecessários com notícias insignificantes sobre elencos e diferentes aspectos de roteiros. Diferentes filmes que não estão nem perto de saírem já são tratados como "o melhor do gênero" e suas readaptações de personagens como "a melhor já feita!".

Coringa do Jared Leto é meu ovo, o melhor sempre será o do Batman na Feira da Fruta.
Esquadrão Suicida é um dos grandes exemplos disso desde o começo de suas gravações. Tivemos uma quantidade significativa de manchetes publicadas por diferentes sites que tratam de cinema e/ou quadrinhos. "Jared Leto não sai do papel do Coringa", "Elenco recebeu caixa com ratos vivos de Jared Leto", "Geral fazendo tatuagem com o nome do filme", e por ai vai. 

Em geral, se manter na mídia é bom para que o filme consiga gerar expectativas em diferentes pessoas para conseguir fazer com que uma grande massa de pessoas consigam se interessar e ir para as salas de cinema assistir a obra completa. O grande problema é quando isso se torna algo forçado de mais.

Ben Affleck tentando suportar a bad causada pelo bombardeamento de notícias sobre Esquadrão Suicida.
Gerar grandes expectativas é algo perigoso, como diz o ditado: "quanto maior a altura, mais feio você se estabaca no chão" (creio).

Os trailers aparentemente mudaram sua função, deixando de ser uma prévia do conteúdo do filme e se tornando uma espécie de resumão preparatório para o ENEM do cinema. Como exemplo podemos pegar os diferentes trailers lançados de Vingadores: Era de Ultron. O enredo completo do longa está espalhado por eles, o que acaba estragando grande parte da graça de assistir ao próprio filme (Só para exercício mental: imagine como seria se você não soubesse da Hulkbuster e ela tivesse aparecido de surpresa no meio da história).

Galerê, bora baixar esse facho e deixar o filme sair? Já deu no saco esses trailers que contam mais do que deveriam, essas notícias que mobilizam grande parte da internet por motivos irrelevantes e os comentários sobre os atores serem "ruins" ou "bons de mais" antes de você ver o cara no papel pra valer. 

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