Doctor Who: Sotaque britânico e um maluco em sua caixa azul

Leave a Comment
Se você está a algum tempo vagando pela internet já deve ter visto algo relacionado a Doctor Who, mesmo não sabendo do que se trata, desde algum alien que tenha virado meme (ou "mene" para os transudos) ou até mesmo uma caixa azul escondida em alguma foto da página do Facebook da prefeitura de Curitiba. Mas quais fatores fizeram essa série ter essa fama a ponto de diferentes personagens estarem espalhados dessa forma pela internet? Para explicar os fatores de sucesso preciso que segure em seu mouse/touchpad/touchscreen e me acompanhe nessa viagem pelo universo de Doctor Who!

Doctor Who é uma série televisiva de ficção científica produzida pela BBC, tendo sua estréia em 23 de novembro de 1963. De início era uma série com teor educativo, a qual ensinaria história apresentando diferentes períodos da humanidade. Com o passar do tempo seu tom se tornou mais sério e o ator principal precisou ser substituído, o que fez com que o doutor ganhasse uma nova habilidade, conhecida como regeneração (que será explicada logo abaixo). 

Sinopse

Em Doctor Who acompanhamos a história de um extraterrestre da espécie dos senhores do tempo (ou Timelords), que apresentam características humanoides (ou os humanos apresentariam características Timelordoides?), tendo apenas algumas peculiaridades em seu organismo, como a presença de dois corações e um mecanismo de defesa conhecido como regeneração. A regeneração impede que o indivíduo morra, modificando o DNA de todas as suas células, formando um novo corpo com diferentes características e personalidade das quais o indivíduo possuía anteriormente, mas mantendo suas memórias. 

A atual regeneração do Doutor e sua TARDIS.
Após quebrar uma das leis de seu povo, o jovem Doutor pula fora de seu planeta natal para não ser apagado da existência, para isso acaba roubando uma nave de seu povo, intitulada TARDIS (Time And Relative Dimension(s) In Space / Tempo E Dimensão Relativas no Espaço), que além de voar pelo espaço, viaja no tempo, possui uma interface que possibilita modificar sua estrutura externa para se ambientar com o meio (mecanismo o qual apresenta defeito, e fica travada na forma de uma cabine policial dos anos 60), é maior por dentro e esquenta seu café. 

O Doutor cai no planeta Terra e começa a viajar por diferentes períodos da humanidade (assim como faz com outras diferentes sociedades espalhadas pelo universo), resolvendo diferentes problemas, tanto aqueles causados por extraterrestres, como por humanos ou até mesmo por eventos naturais, sempre ao lado de um acompanhante humano. 

Vale a pena assistir?

Por se passar em qualquer momento do tempo em nosso planeta - passando pela sua criação e até sua destruição -, se tem muito material da história humana. É possível ter qualquer personalidade histórica fazendo parte de seus episódios (como Hitler ou Van Gogh), tendo uma enorme variedade de tonalidades em seus episódios, passando por alguns regados por comédia e outros com um clima mais pesado, não tendo uma variação forçada, passando por tais temáticas com facilidade.

Van Gogh antes de cortar um teco de sua orelha direita.
No decorrer da série existem diferentes contatos extraterrestres, tanto os que acontecem somente com o Doutor, como alguns que acontecem com a própria humanidade, que acaba de se descobrir não sozinha na imensidão de todo o espaço. Com isso diferentes tecnologias e espécies extraterrestres aparecem no seriado, sendo um prato cheio para aqueles que gostam da boa e velha ficção científica.

Um Anjo Lamentador (Weeping Angel) - alien responsável por um dos mais agoniantes episódios da série.
Seus personagens são cativantes e carismáticos, tendo uma grande variedade no decorrer das temporadas, já que tanto os acompanhantes dos Doutor variam, como ele mesmo ao passar por processos de regeneração no decorrer das temporadas. Tal característica impede que o enredo de seus episódios se torne repetitivo.

Atualmente a série está em um hiato entre a oitava e nona temporada, que retornará no dia 19 de setembro. No momento em que publico esta postagem, a série é transmitida pela rede aberta brasileira na TV Cultura, apresentando seus episódios por volta das 20:00 da noite, estando em sua quinta temporada.

Como um bônus vou expor aqui outro fator presente na temporada atual que por si só faria a série valer a pena: Jenna Coleman.


De nada ;)

0 comments:

Postar um comentário