Hoje eu gostaria de espalhar a palavra de Jesus para vocês, mas uma versão sua um pouco diferente da trabalhada no novo testamento, um Jesus do Punk Rock!
Punk Rock Jesus foi escrita e desenhada por Sean Murphy pelo selo Vertigo em seis volumes entre setembro de 2012 e Janeiro de 2013. Sendo publicada aqui no Brasil pela Panini em sua série mensal "Vertigo" no ano de 2013, em suas revistas de número 40 ao 46.
Sinopse
No ano de 2019 uma proposta de reality show inusitada é criada, nela teríamos a primeira clonagem humana, e o indivíduo se desenvolveria em um recinto excluído de todo o mundo exterior sendo vigiado por diversas câmeras. Por não ser algo polêmico o bastante, resolvem utilizar o DNA de Jesus retirado do santo sudário para ser utilizado durante o processo, e criam um programa intitulado de J2, que se torna uma fusão entre Show de Truman e Show da Fé. Para que tudo ocorra em segurança todo o processo ocorre em uma ilha, onde o jovem clone de Jesus batizado como Chris, cresce ao lado de sua mãe/barriga de aluguel.
![]() |
| Jesusinho aprendendo que coisas maiores que um inseto quebram a tensão superficial da água com facilidade |
![]() |
| Thomas, o responsável badass pela segurança da ilha onde ocorre J2 |
Pode parecer tratar de uma premissa simples e que poderia acabar caindo em um grande avacalhamento com diferentes pontos religiosos sem uma mensagem para o leitor, mas acaba se tornando o oposto. Seus personagens são muito bem elaborados, com um grande fundo histórico e emocional guiando suas ações, o que enriquece muito a obra.
Como já imaginado apresenta diferentes críticas a religião, além de dar um certo foco ao fundamentalismo praticado por aqueles seguidores fieis cegos pelo fanatismo de diferentes pontos de vista, não se tratando apenas os religiosos.
É um quadrinho que pode não agradar aqueles que não gostam de violência ou aqueles religiosos que se ofendam com muita facilidade. Mas para quem tem mente aberta, pode facilitar muito o entendimento do que leva diferentes pessoas a tomarem distintas a tomarem diferentes atitudes e nos apresentar os problemas causados pelo fanatismo.
Unindo seu enredo com sua arte única e bem detalhada, temos um ótimo quadrinho. Altamente recomendado para leitores que gostam de expandir seus conhecimentos sobre o mundo em si, tanto a parte que é dominada pela religião como o ponto de vista daqueles que negam a existência do (possível) cara lá de cima.
![]() |
| Chris dando um recado ao seu público amável |




0 comments:
Postar um comentário